בס”ד

Extraídeo do livro “El Midrash Dice”

Korach Ben Itzhar, um homem da tribo de Levi, estava profundamente ofendido por que Moshe não o tinha atribuído uma posiçãoproeminente dentre os filhos de Levi.
Korach pensou, “Meu mazal (destino) indica que nasci para a grandeza. Por que meu avô chamou meu pai Itzhar / óleo? Não deve ser esperado que o óleo sempre flutua sobre a superfície, então meu pai têm gerado filhos que merecem maior unção com shemen hamishchá, óleo sagrado para posições sacerdotais ou realeza.
“Agora quem estria destinado que não fosse eu? O primogênito dos filhos de Itzhar e o mais qualificado para os altos cargos?”
Na verdade, Korach realmente combinava qualidades superiores que poucas pessoas poderiam corresponder:
• Em primeiro lugar, sua linhagem era ilustre. Seu antepassado foi K’hat, e sua família, Benei K’hat, foi uma das famílias mais importantes dos levitas. Korach era primo de primeiro grau de Moisés e Arão.
• Ele havia sido escolhido como um dos portadores da Aron (Arca).
•  Além disso, Korach era um homem muito inteligente e educado.
•  Pelo Ruach Hakodesh (inspiração divina) previu que seriam seus descendentes o famoso profeta Samuel, bem como quatorze levitas que profetizariam pelo Ruach Hakodesh .

Korach disse: “Eu estou destinado a ser a fonte de toda esta grandeza. Como pode ser que eu mesmo não chegue a um cargo de especial importância?”

A previsão da honra de seus descendentes encorajava sua crença no êxito de uma revolta contra Moisés. (Ele não sabia que seria destruído, e que seus filhos sobreviventes dariam à luz a estes grandes descendentes.)

• Acima de tudo, Korach era seguro de si por causa de sua riqueza fabulosa. Considerava-se favorecido por Hashem, e, portanto, teria o direito de lutar contra Moisés, pois, “Um homem rico fala corajosamente” (Mishlei 18:23).
Como Korach tornou-se rico?
Os outros membros da tribo de Levi viviam na pobreza. Eles não tinham ouro ou prata trasidos do Egito. O mandato de Moshe que todo judeu solicitasse os bens dos egípcios se referiram apenas às tribos que haviam realizado o trabalho escravo. Desde que os levitas não haviam trabalhado para os egípcios (mas estavam livres para estudar Torá), não receberam dinheiro ou recompensa no Êxodo. Em Iam Suf, os levitas abstiveram-se de tomar dos despojos dos Egipcios, porque não atribuiam valor aos bens materiais. Eles eram totalmente imersos no estudo da Torá. Por todos os anos no deserto, os levitas viviam sem bens materiais, puramente dedicados a assuntos espirituais.

Somente Korach era sedento por dinheiro. No Egito, ele era o tesoureiro do Faraó. Ele esperava que os judeus permanecessem no Egito após a redençao por meio de Moshé, e ele, em seguida seria o proprietário do tesouro Real. H”S, que conduz a cada um no caminho que deseja trilhar, satisfez o desejo de dinheiro deixando Korach descobrir uma parte do tesouro que Yosef tinha escondido nos cofres reais. Esta descoberta fez de Korach uma das pessoas mais ricas que já viveram. No entanto, uma vez que ele fez mau proveito de sua fortuna a se rebelou contra a Torá, ele foi punido Midá Kenegued Midá- (medida por medida). Não deixando nem vestigio de toda sua fortuna. Ela desapareceu com eleengolido na terra.

Apesar de suas muitas distinções, Korach não ousaria se opor Moshé, se não fosse por sua esposa. A esposa de Korach inflou o ego de seu marido e repetidamente assegurou-lhe que ele estava par-a-par com Moshé e Aharon. Para sua desgraça, Korach ouviu sua esposa.

Houveram duas pessoas extremamente ricas, um judeu e um gentio, que ouviram suas esposas, foram destruídas e perderam suas fortunas. O judeu era Korach, cuja esposa o inspirou a se rebelar contra Moshé. O não-judeu foi Haman, que ouviu a sua esposa para erguer uma forca de cinquenta Amot (aprox. 25 m.) para enforcar Mordechai. Eles não perceberam que caminhavam para seu fim.

O orgulho de Korach ficou profundamente ferido porque Moishé havia aparentemente o ignorado quando selecionou os leviim para cargos especiais; ele não havia nomeado Korach para qualquer papel de destaque na comunidade.

“É totalmente injusto”, pensou Korach transtornado, ” Moshé não me escolheu sobre a família de K’hat a mim como Nassi (príncipe). Era evidente o meu direito de ser escolhido. Eu sou o filho mais velho do segundo filho de Kehat, Itzhar. Em em vez disso, ele deu este cargo para o meu primo mais novo, Elitzafán ben Uziel (Bamidbar 03:30).”

“Meu avô K’hat teve quatro filhos, Amram, Itzhar, Hebrom e Uziel. Os dois filhos de Amram, Moshé e Aharon, um é Rei e um é Sumo Sacerdote. O neto de Amram, Elazar, foi nomeado Kohen, enquanto eu não recebi nada? Embora eu tenho certeza, que pelo menos, ao mínimo sou igual a ele. (Korach calculou que até mesmo o valor numérico do seu nome, era o mesmo que o valor numérico de Elazar, 308) por que Elazar fora nomeado Kohen quando e eu não? ” “Eu não posso acreditar que Hashem ordenou a Moshé distribuir os cargos tão injustamente. Em vez disso, Moshé deve ter feito isso por sua própria escolha. Quem disse que cada um de seus atos é ditado por Hashem como ele afirma?”

Korach, um homem sábio, perdeu sua sabedoria e é a razão por ele ter sido consumido com desejo de glória e inveja daqueles que, como ele os via, eram de igual nível e tinham chegado a cargos mais altos do que ele. Sua declaração de que Moshé tinha distribuído os cargos sem um mandato divino foi o que o tornou um apikorus.

Korach, foi assim, causado a ser classificado como um dos que “desprezam a palavra de Hashem.”

Eventualmente, Korach teria ido tão longe que chegaria a dizer que Moshé tinha inventado todas as mitzvot (mandamentos).

Korach queimou em inveja em seu coração por muito tempo. Foi o tema de muitas conversas entre ele e sua esposa. Uma delas ocorreu quando ele voltou da cerimônia de purificação do leuiím (Bamidbar 8: 5-14), raspar seu cabelo e barba a ponto de ficar irreconhecível.

A esposa de Korach exclamou: “Eu não te reconheci! Quem lhe desfigurou assim?”
“Esta foi a ordem de Moshé”, respondeu Korach. “Mais do que isso, antes de me rasparem, Moshé e Aharon, me balançaram para cima e para baixo! Que azar! Então depois disso Moshé disse-me que eu estaria puro somente após o processo de purificação de leuiím!”

Korach zombou da cerimônia de purificação, não sentia que havia se tornado “mais puro”
mas, pelo contrário, sentiu um desejo intenso de rebelar-se contra Moshé e blasfemar as Mitzvot.

(Na verdade, a Torá e as Mitsvot são um elixir para aqueles que desejam se purificar, mas veneno para aqueles que a procuram para a corromper.)

A esposa de Korach insistia: “Ridículo! Você vê como Moshé te odeia? Ele tramou a idéia de te barbear para te fazer passar por ridículo!”
Korach retrucou: “Você não pode dizer isso porque Moshé, em seguida, fez o mesmo com os seus próprios filhos.”

A esposa de Korach: “O que lhe importa é tramar em como pode te rebaixar!”

Depois disso, Korach incitou o povo contra Moshé e ganhou alguns seguidores. No entanto, ele não se atreveu a desafiar abertamente Moshe. A aldeia inteira admirava Moshé e Korach seria assassinado por sugerir uma rebelião contra o seu amado líder.

Agora, no segundo ano no deserto, depois do incidente dos espiões, Korach sentiu tinha chegado o momento para a rebelião. Muitas mortes haviam ocorrido; os Judeus tinham perecido na Tavera e em Kivrot Hataavá. Acima de tudo, as pessoas estavam deprimidas porque todos os homens que haviam deixado o Egito iriam morrer no deserto. Moshé tinha sido incapaz de impedir este decreto com sua Tefillah (oração) e sua antiga popularidade se diminuiu. Muitos judeus sentiam em seus corações, que, pela liderança de Moshé eles haviam sofrido todas estas desgraças. Korach acreditava que agora poderia ganhar seguidores.

Um dia, quando ele voltou de Beit Hamidrash, sua esposa inspirou-o com uma idéia para iniciar uma discussão com Moisés.

Disse esposa de Korach: “O que halachá (lei judaica), Moisés ensinou a você hoje em Beit Hamidrash?”
Korach: “Ele nos ensinou as leis do tzitzit, o dever de colocar cordões com nós, dos quais um é techelet.”
Perguntou a esposa de Korach: “O que é techelet?”

Korach: “Moshe disse, Coloca cordas ao seu vestuário, um dos quais deve ser de lã azul, tingidos com o sangue da criatura chamada Chilazon “.
Disse a esposa de Korach, “Você vê? Como pode acreditar em leis tão tontas? para que colocar um fio de lã azul se você pode tingir toda sua roupa de Azul?.”

Isto proporcionou a Korach a idéia para se opor Moshé. Causando o seu fim.